Passeata contra as demissões da Teka tem saldo positivo

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem – Sintrafite organizou com os ex-trabalhadores da indústria têxtil passeata no centro de Blumenau reivindicando seus direitos trabalhistas. Mais de 300 pessoas participaram do movimento que seguiu pela rua XV de novembro em direção à Justiça do Trabalho. Após continuou sua caminhada até à prefeitura, onde demonstrou sua indignação pela situação dos trabalhadores.

Os demitidos das cidades de Blumenau e Indaial, ao todo 209 trabalhadores, tinham entre 15 e 18 anos de fábrica. As principais reivindicações da manifestação, além das demissões, foram a solicitação de pagamento das rescisões trabalhistas o quanto antes e o recebimento do seguro desemprego. A empresa Teka informou através de seu representante que estão elaborando uma nova proposta, e que na próxima semana encaminharão para verificação.

 

Contudo sindicalistas e trabalhadores da empresa da cidade de Indaial foram surpreendidos pela placa exposta na frente da indústria. Um anúncio para contratação de novos trabalhadores. Revoltados com a ação da empresa, ex-funcionários retiraram fotos e prometem fazer novos protestos diante da posição tomada pela Teka. Diante da situação o Sintrafite denunciou o fato ao Ministério Público do Trabalho, cabe ressaltar que recentemente foram demitidos 71 pessoas da unidade de Indaial.