Bancários mantêm as portas fechadas no Centro

BLUMENAU – A greve nacional dos bancários teve a adesão de 90% das agências do Centro e 40% nos bairros da cidade, segundo informações do presidente do Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região, Leandro Spezia. A expectativa para hoje é que a adesão seja ainda maior. Até ontem à noite, não havia nenhuma previsão de negociação para o retorno ao trabalho. Em algumas agências do Centro, o acesso aos caixas eletrônicos foi restrito.

Apesar da greve, o Procon alerta que o consumidor não está desobrigado de pagar faturas, contas, boletos bancários ou outros tipos de cobrança. E caso atrase a data de vencimento, terá que pagar os juros e as multas correspondentes. Entretanto, as empresas credoras devem oferecer outras formas e locais para o pagamento.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25% – com 5% de aumento real –, piso salarial de R$ 2.416, além de plano de carreira, maior participação nos lucros e resultados e mais segurança nas agências. A proposta da Federação Nacional dos Bancos foi 6% de reajuste salarial.

Por Jornal de Santa Catarina