1) O que é doença periodontal?
Doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente". A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes .
A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes. Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa (película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes) começa a inflamar a gengiva.
2) O que é feita nesta consulta de 30 minutos?
Durante sua primeira consulta, a nossa periodontista irá revisar sua história médica e dental completa junto com o paciente. É extremamente importante para nós sabermos se o paciente está utilizando alguma medicação ou está sob tratamento de alguma condição que pode afetar sua saúde periodontal. Nossa periodontista irá examinar as gengivas, verificar a ocorrência de retrações gengivais, avaliar a oclusão e checar se há mobilidade dentária. Ela também irá medir, através de sondagem periodontal, a presença e/ou severidade da doença periodontal. Exames radiográficos e sanguíneos também são frequentemente solicitados com a finalidade de avaliar o grau de perda óssea, bem como possíveis alterações sistêmicas.
3) Quando devemos procurar um especialista em periodontia?
1) Gengivas que sangram facilmente, durante a escovação ou uso do fio dental;
2) Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas;
3) Gengivas que se afastam dos dentes;
4) Mal hálito persistente;
5) Presença de secreção purulenta entre os dentes e as gengivas;
6) Mudança de posição ou mobilidade dentária;
7) Alteração na forma com que seus dentes se encaixam entre si quando você morde;
8) Possui um membro da família que tem doença peridontal;
9) Possui problemas cardíacos ou respiratórios, diabetes, ou osteoporose;
10) Se seus dentes aparentam estar mais curtos ou o seu sorriso mostra muito a sua gengiva;
11) Se seus dentes aparentam estar mais longos ou com maior sensibilidade ao frio ou ao calor;
12) Presença de manchas ou depósitos de tártaro na superfície de seus dentes, principalmente próximo a gengiva;
13) Se você fuma mais de 10 cigarros por dia.
4) A doença periodontal é comum?
Existem diversas formas de doença periodontal. A forma mais comum é a periodontite crônica, que pode ocorrer nas primeiras duas décadas de vida, mas geralmente é na terceira e na quarta década de vida que a prevalência aumenta dramaticamente. Estudos recentes demonstram que mais de 75% da população adulta possui bolsa periodontal com profundidade de 4 mm ou mais. Desta população, 8% tem doença periodontal severa definida como presença de uma ou mais bolsas com profundidade de 7mm ou mais.