Ex-funcionários da Emerson fazem protesto em Gaspar para reivindicar pagamento de dívida

 A mobilização dos trabalhadores da Malhas Emerson foi realizado na tarde do dia 20, em frente ao Fórum de Gaspar, foi marcado pela força e exigência de respostas, com  gritos de "justiça já". Há 17 anos a empresa faliu, no entanto os ex-trabalhadores ainda não receberam nenhum valor dos direitos.

A manifestação contou com a participação de ex-funcionários da Emerson e representantes do sindicato. A ação aconteceu como uma forma de sensibilizar a justiça e fazer com que ela tenha agilidade nos pagamentos dos ex-funcionários. Durante o protesto, foram lembrados os ex-funcionários que já faleceram e não conseguiram receber o dinheiro que era deles por direito. Eles foram representados por familiares, que seguravam cruzes. Dos cerca de 300 funcionários, 13 deles morreram sem ganhar os pagamentos. 

 

A Malhas Emerson faliu em 1996 e, até agora, nenhum dos ex-funcionários conseguiram receber o dinheiro dos processos trabalhistas. Eles aguardam a Justiça para que seja liberado o pagamento, depositado em juízo após a venda dos imóveis. Em 2007 aconteceu a venda dos imóveis, contudo o dinheiro pagará somente 21,49% do valor da dívida com os trabalhadores. O que também causou a revolta do ex-funcionários é que foi priorizado o pagamento ao antigo banco Boa Vista (atual Bradesco), que havia emprestado dinheiro para a empresa.