Sintrafite realiza palestra com participação do Conselho Tutelar

 O Sintrafite realizou neste dia 23 de março, mais um encontro das mulheres. Momento de importante reflexão e debate entre as mulheres têxteis de Blumenau e região.

Nesta edição o sindicato trouxe para o debate o Conselho Tutelar de Blumenau, com palestra sobre a educação familiar. Entre outros assuntos tivemos destaque para o método de “Educar e ser vigilante” onde os conselheiros orientam e lembram os pais dos perigos da sociedade e as experiências que os filhos podem ter – consiste em saber para onde o filho vai, com quem vai, como e porque sair.

Para as participantes a educação vem de família, todos concordaram que o dever é do pai e mãe, não do Estado. Veja alguns tópicos que mais tiveram repercussão e exemplos neste debate, momento para refletir em casa também:

VIOLÊNCIA SEXUAL: Em muitos casos o agressor esta dentro de casa ou muito próximo da família. Cabe ressaltar que a violência sexual é caracterizada desde o espiar a menina trocando de roupa e carícia à prática do estupro. Denuncie!

DEPENDÊNCIA: A transição da criança para adolescência e desta para a fase adulta deve ser acompanhada de perto pelos pais, é nestes momentos de crescimento e amadurecimento que os jovens fazem descobertas. Os conselheiros citaram um exemplo onde a criança de 5 anos ve o pai beber cerveja e passa a imitar o mesmo gesto. A título de informação o estatuto da criança não admite que crianças permaneçam sob o mesmo teto de pais alcoólatras ou usuários de droga.

A RAIVA: O momento de raiva leva muitas vezes por cometer ações precipitadas, que em outro momento não seriam cometidas em outro momento. Foram exemplificados casos onde o pai revoltado acaba por espancar o filho.

O objetivo dos encontros é promover a integração e o debate aos trabalhadores têxteis de Blumenau e região.

 

Contato com o Conselho Tutelar:

Fones: (47) 3381-6612 / 3381-6613 (3381-6616 GARCIA)

E-mail: ctcentro@blumenau.sc.gov.br

Rua Capitão Santos, 145, Blumenau