Foi realizada ontem, às 18h, na sede do Sintrafite, reunião com ex-funcionários da Teka. O assunto era a Recuperação Judicial da empresa, processo iniciado em outubro de 2012, com inúmeros trabalhadores aguardando pagamentos ainda. No mesmo ano, em julho, a empresa já havia demitido cerca de 500 trabalhadores, com grande maioria sem ter recebido nada.
No nosso entendimento o prazo da Recuperação Judicial da empresa venceu em novembro de 2014, contudo nada aconteceu e a empresa somente vem com desculpas afirmando que o prazo se estende para esse ano. Os trabalhadores exigem respostas e o cumprimento das suas garantias trabalhistas.
Para a próxima semana, no dia 11, teremos uma nova reunião, com a presença do administrador judicial, Dr. Anderson Socreppa, no Sindicato (sede). Além disso, para melhor explicação aos demitidos a participação de assessores jurídicos e especialista em falências.
Na reunião ficou definido que formaremos uma comissão de trabalhadores, para manter contato direto com Ministério Público, e o início de mobilizações, com a presença de demitidos e funcionários da Teka para pressionar e reivindicar agilidade no caso.
FGTS e Salários atrasados de 2013
No ano passado, o Sindicato entrou com uma ação coletiva para que fossem regularizados os pagamentos do FGTS e salários atrasados de 2013. Para hoje, dia 6, os trabalhadores de Indaial terão a sentença do juizado sobre o FGTS e salário de março de 2013, às 16h55min, na Vara do Trabalho de Indaial. Em Blumenau, a audiência está marca para dia 26 de fevereiro.
Atualmente a empresa efetua os pagamentos dos trabalhadores ativos, parcelados em até 3 vezes dentro do mês, sem o depósito do FGTS.