Palestra de homenagem às mulheres têxteis

Reflexão, dinâmicas e troca de experiências foi assim mais uma edição do Encontro de Mulheres, realizado no dia 10 de março, no auditório do  Sintrafite ( Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Gaspar e Indaial).

 A confraternização começou às 09h30min com uma segunda edição às 14h. Os convidados se confraternizaram e debateram sobre alguns dilemas do cotidiano da mulher como Família, Violência e assuntos de cunho Político Econômico. Para animar mais ainda, aconteceu o divertido sorteio de brindes e um delicioso café colonial.

O evento contou com a participação da palestrante Marci Deretti que palestrou e fez um contrato pedagógico com os presentes. A intenção do contrato é repassar a mais três amigas os ensinamentos da conversa e convocar elas a se engajar no grupo de mulheres do sindicato.

A palestrante apontou tópicos importantes na vida da mulher:

Família: Principal forma de organização da base da sociedade. A família em si parte basicamente do pai, a mãe e o filho, e os pais são o exemplo para o filho. Na educação que se revelam valores, virtudes e caráter dos pais. “A escola ensina, a família educa”.

Violência: Existem inúmeros tipos de violência contra as mulheres, tais como, a sexual (ter a relação sem consentimento), física (ferir a integridade, tapas, socos e queimaduras), psicólogica (insultos, ameaças, humilhações, podendo o agressor ser preso por até 3 anos), patrimonial (reter ou destruir bens do cônjuge, por exemplo, reter o salário ou cartão da esposa), entre outras. A mulher deve DENUNCIAR imediatamente, não acomodar, pois voltará a se repetir.

Outra participação também neste encontro foi a participação da assessoria jurídica.  O Advogado Sílvio Morestoni estava no local para esclarecer dúvidas e dar informações referentes às atualizações do pacote do governo, que alterou abono salarial, pensão morte, seguro desemprego, e afastamento pelo INSS.

O Encontro de Mulheres no Sintrafite é um ótimo exemplo de cidadania e de valorização das mulheres que contribuem e muito, para um país melhor. Nesses encontros elas têm voz ativa e a oportunidade de  compartilhar suas experiências e se divertirem.