Trabalhadores da Haco
São inúmeras denúncias que o Sindicato tem recebido a respeito da NÃO aceitação dos atestados médicos por algumas empresas. A empresa vem exigindo que os trabalhadores passem primeiramente pelo médico da empresa, porém nem sempre tem horário disponível, não bastasse isso, o trabalhador tem horário marcado para ficar doente?? Por exemplo, a empresa não tem médico 24h, o trabalhador poderá somente adoecer enquanto o médico estiver dentro da fábrica??
Os trabalhadores têm o direito de escolher o médico de confiança também fora do local de trabalho. Mas a empresa só quer saber de produção, sem se preocupar com a saúde do trabalhador, e o pior vem agora. Ninguém pode ficar com enfermidade, porque a empresa exige que se tratem apenas com o médico interno. Os relatos que recebemos são de falta de expediente, agenda lotada, falta de vagas e médicos, além de alguns casos que exigem especialistas.
Não bastasse isto, o trabalhador tem que passar no ambulatório da empresa, para que o médico (clínico geral) libere para procurar um médico especializado fora da empresa, cabe ressaltar, que isto somente é possível com AUTORIZAÇÃO do médico interno, do contrário o empregado sofre sanções e descontos na folha salarial, além do atestado ser rejeitado.
Desta forma, o Sindicato, solicita que TODOS os trabalhadores que tiveram atestados RECUSADOS, que compareçam na sub-sede da Vila com o atestado em mãos. Vamos entrar com ação coletiva para reversão dessa situação. Vamos receber os atestados até o final do mês de maio.