1º de maio dia de reflexão

O Sintrafite parabeniza a todos os trabalhadores têxteis por esta data. Hoje é dia de comemorar a organização das classes trabalhadoras e a mobilização que ao longo dos tempos foram conquistando melhores condições de trabalho. Ainda é pouco, mas é somente com organização que teremos sucesso. Sobretudo neste momento onde mais uma vez os trabalhadores são atacados pelos empresários com a tentativa de aprovar a pl4330.  

Manifestamos neste dia primeiro, todo o repudio de todas as classes trabalhadoras contra a PL4330/04 que vai retirar direitos e precarizar a vida dos trabalhadores. Terceirização é precarização do trabalho, por isso neste dia primeiro de maio DIGA NÃO a esta PL. Encaminhe e-mails, telefonemas ou cartas cobrando explicações de seu senador e deputado. Exija que lute por mais direitos aos trabalhadores. Veja abaixo um comparativo de terceirizados x contratados:

Emprego de auxiliar de limpeza CONTRATADA

  

Ofertas de emprego para auxiliares de limpeza. TERCEIRIZADAS. 

Em alguns casos a diferença ultrapassa os 30% entre trabalhadores contratados e terceirizados. É isso que a PL4330 defende, A REDUÇÃO DE SALÁRIO!!


Contexto histórico do 1º de maio

O dia do trabalho foi criado em Paris, na França, em 1889. Conheça a história do dia do trabalho e sua consolidação no Brasil.

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.


Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920.

 

DIA DO TRABALHADOR NO BRASIL

Com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto. Em 1917 houve uma Greve geral. Com o fortalecimento da classe operaria, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo presidente Artur Bernardes em 1925. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes.  

A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares.

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, em 01 de maio de 1943.