A empresa Marilua, em processo de recuperação judicial, tentou (sem sucesso) retirar os maquinários do parque fabril. O movimento de retirada é ilegal, visto que somente com ordem judicial seria possível. Após informações, os trabalhadores montaram um sistema de vigília na porta da fábrica para que nada fosse retirado e acionaram o Sindicato.
Na segunda-feira, dia 15, o Sindicato foi para frente da fábrica para garantir a integridade dos trabalhadores e dos equipamentos. Rapidamente foi acionado o juiz Dr. Sérgio Agenor de Aragão da 5ª Vara Cível para explicações e a promotora Maristela Nascimento Indalencio que conversou ontem à tarde com trabalhadores e dirigentes sindicais. Para hoje, está marcada outra reunião com a promotora e o administrador judicial da Marilua.
Os trabalhadores permanecem a porta de fábrica, porém a empresa emitiu comunicado junto a sua contabilidade para que fossem emitidos os desligamentos de TODOS os trabalhadores. Provável que as demissões sejam realizadas ainda esta semana.
O Sindicato está em contato com o Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e Ministério do Trabalho para repassar as informações aos trabalhadores.
Na semana passada a empresa concedeu férias aos trabalhadores, pagando apenas 1/3, nesse intervalo de tempo, a empresa passou a “tentar” retirar os maquinários. O temor dos trabalhadores é pela retirada de maquinários e omissão dos compromissos trabalhistas.