Com matriz em Luiz Alves e com a recentemente adquirida, o parque fabril da Sulfabril (Ascurra), a Rovitex está sem a plausível desculpa de recessão da economia. A empresa decidiu e já corriam os boatos que fecharia a unidade Blumenau.
Encontrou uma desculpa, o plano diretor da cidade, que obstruía os avanços fabris para o sul do município. Num jogo de empurrar a culpa para terceiros, culparam até vereadores para fechamento. Desculpa para não procurar alternativas, serão mais de 150 famílias diretamente atingidas.
O momento para terceirização de culpa é propício, não são observados as oportunidades para empresários culparem as mais diversas esferas do governo, seja municipal, estadual ou federal. Mas alguém se perguntou se não era essa a vontade? Simplesmente fechar e tocar as demais unidades? Será que não têm a sua parcela de culpa na administração? Com nervos aflorados é fácil jogar a culpa para outros.
A empresa avisou aos trabalhadores que não tinha conseguido o alvará ambiental para continuar as atividades, segundo eles desde 2010 estão na tentativa. Fica assim escancarado que Prefeitura, secretarias municipais e empresários fecham os olhos para a condição que ficarão essas 150 famílias. Quem paga pela inercia dos administradores são os trabalhadores. Poderiam se deslocar para outro lugar, sobretudo numa questão social, evitando demissões, solicitando cooperação da própria Prefeitura. Tomaram a opção do caminho mais fácil…
Aos trabalhadores terão que cumprir até dia 25 maio a jornada de trabalho. Em todo o momento o Sintrafite estará à disposição e na luta para garantia dos direitos trabalhistas. Para hoje, dia 27, às 16h30min, o Sindicato já tem a primeira reunião com a empresa.