Brusque foi palco na manhã da quinta-feira, dia 28, do 14º Movimento em defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (Movida). Organizada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina – FETIESC a mobilização contou com sindicatos e trabalhadores de todas as regiões do estado.
O Sintrafite esteve presente manifestando a busca por melhores condições de trabalho, em um ambiente seguro e saudável ao trabalhador, além de cobrar de legisladores e fiscalizadores sobre ameaças e acidentes decorrentes das atividades profissionais.
Foi uma importante mobilização pelas ruas da cidade pela passagem do Dia Mundial em memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
O estado possui, de acordo com dados da previdência Social e do Ministério do Trabalho, 48% de casos a mais que a média nacional. Em sete anos, de 2006 a 2013 (dados mais recentes), Santa Catarina registrou 360 mil acidentes de trabalho.
O que é o MOVIDA?
O Movida é o Movimento Pela Vida – Movimento em Defesa da Vida, Segurança e Saúde da Classe Trabalhadora Catarinense, que relembra as vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Todos os anos sindicatos, federações e centrais sindicais levantam uma só bandeira no dia 28 de abril, a bandeira pela prevenção.