Sindicato completa 75 anos de luta e conquistas para trabalhadores têxteis

Em 03 de maio de 1941 fundávamos uma das principais entidades sindicais de Blumenau, o Sintrafite. A história da organização dos  têxteis da região iniciou com a criação da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, em 1941.

 Em 3 de maio daquele ano surgiu a primeira diretoria provisória, futuro sindicato. Em 8 de março de 1948,  passou a entidade a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau.

No começo tudo foi muito difícil a repressão aos sindicalizados era muito grande, muitos sindicatos  eram fechados e milhares de dirigentes  sindicais foram presos, interrogados e torturados, sendo que muitos deles obrigados a se exilaram em outros países ou mortos pelo regime militar.

A nossa primeira sede própria do sindicato foi construída em 1957. O prédio em que o Sintrafite se encontra hoje, localizado na rua Luiz de Freitas Melro, no centro da cidade, foi inaugurado em 1973. A atual sede veio pelo presidente Felippe de Souza, inaugurado pelo Sr. Dr. Cyro Belli Muller, delegado regional do M.T.P.S em 02 de dezembro de 1973.

Além da sede central em Blumenau, contamos com as sub-sedes de Testo Salto e Vila Itoupava, e nas cidades de Gaspar e Indaial.  Para lazer do trabalhador o sindicato conta ainda com a sede campestre, em Blumenau e a Colônia de Férias, na praia de Perequê.        

A luta dos trabalhadores têxteis da região por melhores salários e condições de trabalho teve seu marco com a greve de 1989. Na ocasião 35 mil trabalhadores têxteis paralisaram suas atividades e foram para as ruas lutar pela reposição salarial, de mais de 87%, perdida com o Plano Verão. O movimento ficou para a história da cidade, como uma luta corajosa da categoria contra a força do capital e da exploração do empresariado local.

A criação do Sindicato foi um passo importante para a organização dos trabalhadores e para as suas conquistas, o que fortaleceu ainda mais a organização no local de trabalho e as lutas históricas da categoria como a redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

Nos últimos anos, o Sindicato tem garantido conquistas importantes para a categoria, e  permanente a luta em defesa dos trabalhadores neste período de incertezas econômicas. São 75 anos de uma história de lutas e conquistas para os trabalhadores têxteis de Blumenau, Indaial e Gaspar, Avante em novas conquistas, por mais dignidade e condições trabalhistas.