No dia 09 de maio, às 15h30min, os trabalhadores da comissão de negociação da Rovitex e Sindicato compareceram a reunião com o Ministério Público do Trabalho em relação às demissões massivas da Rovitex.
O Sindicato havia efetuado denúncia ao MPT solicitando indenização aos trabalhadores a título de danos morais em razão da dispensa em massa sem o acordo coletivo de trabalho, além das garantias aos trabalhadores com estabilidade (pré-aposentadoria, comissão de negociação, gestante, entre outros).
Conforme assembleia com os trabalhadores, na sexta-feira, dia 06, a proposta da categoria era o montante de oito salários, para cada trabalhador. A Rovitex não concordou com a proposta dos trabalhadores e não apresentou contraproposta.
Desta forma o MPT encaminhou para inquérito, podendo virar uma ação civil pública, para que os trabalhadores sejam ressarcidos. Mais de 150 famílias são atingidas pelas demissões, todas terão que arcar com os prejuízos, enquanto que a Rovitex se considera impune.
A empresa é a maior responsável pelos danos aos trabalhadores, podia ter procurado alternativas, mas decidiu que o fechamento seria o mais fácil. Ledo engano, o Sintrafite vai tomar todas as medidas cabíveis para amenizar o sofrimento dos trabalhadores. Como ocorreu com a Malwee, vamos à luta para garantir a indenização aos demitidos também da Rovitex
A audiência contou com os representantes da empresa, trabalhadores e os dirigentes do Sintrafite, com o intuito de defender os direitos dos trabalhadores, a respeito da dispensa coletiva sem o aviso prévio e negociação com o sindicato.
As homologações estão sendo realizadas nesta quinta-feira, no sindicato das 08h às 17h.
Endereço: Rua Luiz de Freitas Melro, 365, Centro, Blumenau
Dúvidas: 3326-1555