15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Segundo dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no primeiro trimestre do ano passado foram registrados 7.645 denúncias no Brasil. Desde 2013, as violações mais recorrentes são: negligência, seguidos de violência psicológica, abuso financeiro e econômico e violência física. No Brasil, existem quase 25 milhões de pessoas idosas. Isso representa 12,5% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Em SC de janeiro a novembro de 2015 foram recebidas no Disque Direitos Humanos (Disque 100) pelo Conselho Estadual do Idoso 779 denúncias de 142 municípios de SC. Destas, 587 foram por negligência; 387 são de violência psicológica; 263 por abuso financeiro e patrimonial; 195 por violência física; 42 medidas protetivas aplicadas em decorrência de situações de violência e 2 casos de violência sexual.
Você pode denunciar qualquer tipo de violência contra idosos:
DISQUE 100