Sindicato recebeu denúncias de alguns trabalhadores que haviam feito uma “redução” salarial no mês de agosto de 2016. Contatamos a empresa no sentido de esclarecer o motivo de tal redução. Constatamos junto aos trabalhadores que se tratava de um pagamento “por fora” e que tal procedimento já perdurava por alguns anos.
Solicitamos a empresa a possibilidade de incorporação do valor ao salário pago em folha, bem como, os reflexos dos valores já pagos extrafolha. O pagamento por fora representa perdas na base do cálculo do FGTS, férias, 13º, adicional noturno e aposentadoria. Os trabalhadores recebiam em média R$140,00 e no mês de agosto a empresa afirmou que deixaria de pagar este valor.
Encaminhamos correspondência à Lave Bem questionando o porquê da redução salarial, a empresa simplesmente alegava desconhecer a existência do pagamento salarial extrafolha. Encaminhamos ação com tutela de urgência em vista da gravidade da questão e a primeira audiência está marcada para dia 11 de outubro, às 14h30min.