Diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos
O Novembro Azul é um movimento de conscientização pela saúde do homem na luta contra o câncer de próstata. O assunto é de extrema importância: a sua saúde. A doença atinge principalmente em homens acima de 50 anos.
Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.
Daí a importância dos exames anuais a partir dos 50 anos. Pessoas da raça negra e quem tem familiares de primeiro grau que desenvolveram o câncer devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar os exames a partir dos 45 anos.
Fatores como alimentação inadequada, (à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos), além de sedentarismo e obesidade podem contribuir para desenvolvimento da enfermidade.
Os sintomas só aparecem nos casos avançados: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral e dores fortes no corpo.
O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Prevenir é o melhor remédio.
Dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer
Estimativa de novos casos: 61.200 (2016 – INCA)
Número de mortes: 13.772 (2013 – SIM)
Outras informações:
http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul/fases-do-homem/adulto/cancer-de-prostata
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao++