2016, um ano intenso, de muita luta

 Chegamos a reta final deste ano de 2016, sabendo que este foi um ano de resistência. Onde se intensificaram os ataques aos direitos trabalhistas, sobretudo neste segundo semestre. A todos os trabalhadores (as) têxteis de Blumenau, Indaial e Gaspar, desejamos um feliz natal e um 2017 de muitas conquistas. 

Começamos o ano enfrentando o ataque patronal pela aprovação do PPE, que retirava do trabalhador até 30% do salário. Rechaçamos com essa proposta. Enfrentamos ainda em janeiro o fechamento da Malwee, demitindo todos os trabalhadores sem aviso prévio, conseguimos indenização aos trabalhadores.

Em fevereiro e março tivemos lutas pelo FGTS e 13º atrasados e reclamações dos trabalhadores sobre o excesso de calor nas fábricas, e ressalto a termo recomendatório do Ministério Público, em 2010, onde todas assinavam se colocando à disposição para minimizar os efeitos do calor.

Abril tivemos torneio de futebol, gincana e em seguida nosso encontro com os aposentados. Já em maio tivemos as demissões da Rovitex. Em junho a vitória da chapa 1 para mais um mandato em defesa dos trabalhadores. Julho o início dos desmontes com ataques aos trabalhadores, através da MP739 que revisa todas as aposentadorias por invalidez e auxílio doença de até dois anos.

Em setembro durante o grito dos excluídos denunciamos mais uma vez os ataques que vinham ocorrendo e o horizonte nada promissor, com as reformas da previdência e trabalhista. Outubro fechamos a campanha salarial com 9,62% de reajuste e r$1.164,82 inicial.

Novembro e dezembro foram os meses onde os ataques se intensificaram, mas não ficamos calados, fomos às ruas! Contra a pec241 que congela investimentos em saúde e educação, contra a mp746 da reforma do ensino médio, que não qualificará o ensino, e contra a reforma da previdência, onde teremos que trabalhar até a morte.

Ano que vem não será diferente, barrar a reforma da previdência e já temos conhecimento que o governo promoverá mais uma reforma, agora a trabalhista. Nessa barca estarão negociado sobre legislado e terceirização. Por isso, contamos com a união e força dos trabalhadores para vencer essas batalhas, unidos somos mais fortes.

A todos um grande abraço, obrigado pela companhia neste ano, boas festas e nos vemos ano que vem. Firmes na luta!!

Em 2017 trabalhadores unidos para fortalecer ainda mais nossas lutas. O Sindicato estará de férias coletivas entre os dias 22 de dezembro à 08 de janeiro de 2017, voltando às atividades normais dia 09, segunda feira.