Divulgado o calendário oficial para o saque das contas inativas do FGTS. A organização será conforme o mês de nascimento. Para todos que nasceram em janeiro e fevereiro, o saque poderá ser realizado a partir do dia 10 de março.
A partir de março, mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito a retirar o dinheiro. Terá direito todos os trabalhadores que pediram demissão ou tiveram o contrato de trabalho encerrado por justa causa até 31/12/2015.
Nascidos em março, abril e maio poderão sacar em abril.
Nascidos em junho, julho e agosto, poderão sacar em maio.
Nascidos em setembro, outubro e novembro poderão fazer o saque em junho.
Nascidos em dezembro poderão sacar em julho.
Atualmente, o fundo rende 3% ao ano mais Taxa Referencial. Essas contas inativas são criadas quando o trabalhador deixa o emprego. Até então, ele só podia sacar o dinheiro ao se aposentar, para comprar a casa própria ou quando completava três anos desempregado.
Para comparação, a poupança rende TR + 6,17% ao ano. O FGTS tem rendimento, e o dinheiro do trabalhador perde muito em relação a outras aplicações, ainda mais com as restritas condições para resgate.
Para fazer consulta poderá utilizar o aplicativo FGTS ou via internet
https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html
Obs: TR é usada como um fator de correção monetária de empréstimos, do FGTS e de investimentos. É um índice de referência de juros da economia brasileira, calculado a partir de quanto os bancos pagam por seus empréstimos.