Mais um caso GRAVE de queimadura na indústria têxtil, dessa vez foi na Malhasoft, mas o caso bem semelhante aos acidentes da Nobre. Ilmar, é operador de máquina de tingimento, teve queimaduras em praticamente 75% do corpo ao sofrer acidente de trabalho na máquina que operava.
Imagens do "O Blumenauense"
Imediatamente ao comunicado do acidente, o Sintrafite compareceu na empresa para averiguar os fatos, constatamos que a trava de segurança havia explodido, jorrando vapor e água quente no trabalhador.
A tampa da máquina utilizada para fazer tingimento de tecidos tinha se soltado, ali continham água fervente e ácido, o trabalhador foi atingido e só não aconteceu algo pior, pois um companheiro de trabalho o puxou para longe.
Sindicato encaminhou na mesma data ao Ministério do Trabalho fiscalização das condições de trabalho a que estão expostos os trabalhadores, assim como providências que evitem acidentes de trabalho como o que aconteceu ontem.
Nos colocamos a disposição da família do trabalhador para prestar todo auxílio possível. O Sindicato recebe e orienta a todos os trabalhadores que denuncie situações semelhantes. Não é possível que máquinas com precária situação de conservação continuem a funcionar normalmente. Essas situações como na Malhasoft e Nobre causam um clima de pânico aos trabalhadores.
Tanto na Soft, como na Nobre já havíamos encaminhado solicitações para fiscalização. Foram várias as vezes que acionamos o CEREST sobre os problemas de segurança na empresa. O Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trabalho, isso prova que o setor empresarial, em sua maioria, pouco se importa com questões de segurança dos trabalhadores. O Governo para contribuir com essa parcela, flexibiliza leis e precariza órgãos que trabalham no combate a estes casos.