O câncer de intestino e colorretal são a mesma doença e devem atingir 2.180 novas pessoas até final de 2017 em Santa Catarina, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM). Confira como prevenir e quais são os sintomas:
PREVENÇÃO:
– Hábitos saudáveis são o primeiro passo para a prevenção. Isso inclui uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, além da prática de atividade física regular.
– Consumo de bebidas alcoólicas e embutidos deve ser feito com moderação.
– Para pessoas com mais de 50 anos é recomendado realizar exame de colonoscopia, que serve para identificar lesões que podem virar câncer. Essas lesões são tiradas durante o exame para análise em laboratório.
– Exames de toque retal podem indicar possibilidade de câncer.
SINTOMAS:
– Anemia
– Diarreia ou prisão de ventre
– Gases ou cólicas
– Sangramento nas fezes
– Sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação
TRATAMENTO:
Está diretamente relacionado ao quão precoce foi o diagnóstico. A retirada do tumor pode ser o suficiente para cura quando o câncer for detectado no início. Se o tumor tiver se espalhado para outros órgãos as chances de cura são reduzidas. Radioterapia e quimioterapia são indicadas para evitar o retorno do tumor.