Primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2018/2019
Na terça-feira, dia 18, foi realizada a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2018/2019 dos trabalhadores têxteis de Blumenau, Indaial e Gaspar. Participaram da reunião comissão de trabalhadores, Sintrafite e Sindicato patronal.
O Sintrafite apresentou as reivindicações da categoria e abordou o crescimento do setor, ressaltando os lucros das empresas têxteis da região, como, Altenburg, Cremer, Coteminas e Hering. Os números positivos são provados pelos meios de comunicação, com balancetes e onde informam os novos investimentos, enquanto isso os trabalhadores estão cada vez mais sendo prejudicados nos salários e condições de trabalho.
Ao patronal eles abordaram e propuseram retirar / alterar 15 cláusulas da Convenção Coletiva (SEUS DIREITOS) para inserir 4 novas cláusulas (CLAUSULAS PATRONAIS) como por exemplo, o banco de horas.
Até o momento a proposta de reajuste salarial oferecida pelos patrões é apenas do INPC, ou seja, inflação acumulada do último ano, calculada pelo governo de 3,64%, esse mesmo valor seria no reajuste de auxílio creche. Entre outras clausulas que os empresários querem retirar estão as homologações (acerto) para que sejam feitos na empresa, independentemente do tempo de contrato e a retirada da clausula de terceirização, o que permitiria a terceirização de todas as atividades dentro da empresa.
Cabe lembrar que essa foi apenas a primeira rodada, uma nova reunião está marcada para dia 28 de setembro, às 10h. Assim que o Sindicato tiver novidades sobre essa nova rodada de negociação, informaremos aos trabalhadores.