O Brasil perdeu, nos últimos dez anos, seis leitos hospitalares por dia

 O Brasil perdeu, nos últimos dez anos, seis leitos hospitalares por dia. São 23.088 vagas a menos, conforme estudo preparado pela Confederação Nacional dos Municípios que mostra o descompasso entre público e privado.

 

No Sistema Único de Saúde (SUS), foram fechadas 41.388 vagas, 12% do número apresentado em 2008. Já a rede particular apresentou tendência inversa e ampliou a capacidade em 18.300 leitos.

Na pediatria e obstetrícia, por exemplo, a oferta de leitos minguou de forma expressiva. No caso de vagas para atendimentos de crianças, a redução de leitos SUS no período entre 2008 e 2018 foi de 26%. Na obstetrícia, a redução na capacidade de atendimento hospitalar foi de 16,87%. “Em um momento em que o número de nascimento de bebês prematuros aumenta, é difícil explicar a redução de leitos”, afirma Clóvis Constantino, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

VOCÊ TEM ACOMPANHADO QUAIS AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS AO GOVERNO SOBRE A SAÚDE?

Faltam recursos, a população tem dificuldade de acesso a atendimento médico, escassez de medicação, e tudo que menos temos observado nessas campanhas são propostas para melhorar o sistema de saúde no país.