Alguém preocupado com o Corona Vírus?
Lembra que lá em 2016 nós criticávamos a PEC de congelamento de gastos? Que impactaria a saúde e educação? Mais do nunca é importante lembrar dela neste momento, a pandemia sobre o Covid-19, mas será que nossas unidades de atendimento terão recursos e materiais necessários para atender toda a população?
Se você acha que SIM, vá hoje a qualquer postinho ou hospital e note as filas de atendimento. Já se você considera que NÃO estamos suprindo as demandas, agradeça aos governantes desse país que retiram dinheiro de saúde e educação alegando crise, mas liberam inúmeras cifras para campanhas eleitorais.
Vamos relembrar sobre a PEC241 dos 20 anos de investimentos:
Ela limita o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços. Investimento não há, apenas manutenção!
A mentira na época era conter o avanço da dívida pública, de acordo com pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
Ela pode ser revisada, mas depois dos primeiros dez anos.
O gasto realizado no ano anterior é corrigido pela inflação no ano vigente, por exemplo o orçamento atual é o mesmo de 2019 acrescido da inflação de 4% medida pelo governo.
Tranquilo, estamos preparados para o Covid-19 e enfrentaremos e venceremos igual fizemos/fazemos com a Dengue.