INSS pode suspender o benefício de quem não realizar procedimento de PROVA DE VIDA

Desde junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir a prova de vida aos seus segurados. A iniciativa visa garantir a manutenção do benefício aos aposentados e pensionistas, além de evitar fraudes e ações de possíveis criminosos.

Agora é possível realizar a prova de vida sem sair de casa, por meio da internet. Esse procedimento é possível para os segurados que possuem Biometria Facial cadastrada no sistema do Governo Federal. Assim, basta realizar ação pela plataforma ou aplicativo “Meu INSS”.

Além disso, o INSS também permite que o procedimento seja realizado pelo telefone 135 e com apresentação dos documentos médicos que comprovem a situação. Esta possibilidade só se aplica aos beneficiários com idade igual ou superior a 80 anos e maiores de 60 anos que não tenham condições de se dirigir a agência.

 

Calendário para realizar a prova de vida

Vale ressaltar que existem prazos para a realização da prova de vida. O calendário é baseado na data em que o segurado deveria comprovar a vida no ano passado, mas não foi possível diante a suspensão decorrente da pandemia da Covid-19.

 

Diante disso, para evitar que o benefício seja cancelado, os segurados devem fazer a prova de vida considerando o período em que faria em 2020, nas seguintes datas:

Competência de vencimento da comprovação de vida Competência da retomada da rotina
Março e abril/2020 jun/21
Maio e junho/2020 jul/21
Julho e agosto/2020 ago/21
Setembro e outubro/2020 set/21
Novembro e dezembro/2020 out/21
Janeiro e fevereiro/2021 nov/21
Março e abril/2021 dez/21

 

 

Perdi o prazo para realizar a prova de vida, o que fazer?

Os aposentados e pensionistas que perderam o prazo de realizar a prova de vida, terão os pagamentos suspensos temporariamente. Para que seja reativado, é necessário fazer o procedimento em até seis meses após o vencimento.

Caso ultrapasse esse período, o benefício será cancelado. Neste caso, para recuperar a aposentadoria ou a pensão, siga os passos abaixo:

  1. Baixe e solicite a reativação pelo aplicativo “Meu INSS”;
  2. Informe o número CPF, RG e anexe o comprovante de residência;
  3. Vá até uma agência bancária para finalizar o processo.