VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Principais fatos

A violência contra as mulheres – particularmente a violência por parte de parceiros e a violência sexual – é um grande problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos das mulheres. Estimativas globais publicadas pela OMS indicam que aproximadamente uma em cada três mulheres (35%) em todo o mundo sofreram violência física e/ou sexual por parte do parceiro ou de terceiros durante a vida.

 

A maior parte dos casos é de violência infligida por parceiros. Em todo o mundo, quase um terço (30%) das mulheres que estiveram em um relacionamento relatam ter sofrido alguma forma de violência física e/ou sexual na vida por parte de seu parceiro. Globalmente, 38% dos assassinatos de mulheres são cometidos por um parceiro masculino.

 

Entre os fatores associados ao aumento do risco de perpetração da violência estão a baixa escolaridade, maltrato infantil ou exposição à violência na família, uso nocivo do álcool, atitudes violentas e desigualdade de gênero.

 

Situações de conflito, pós-conflito e deslocamento podem exacerbar a violência por parte de parceiros e apresentar formas adicionais de violência contra as mulheres.

FATORES DE RISCO

Entre os fatores de risco tanto para o parceiro quanto para violência sexual estão: 

 

Baixos níveis de educação (autores da violência sexual e vítimas da violência sexual);

 

Exposição a maltrato infantil (autores e vítimas);

 

Experiência de violência familiar (autores e vítimas);

 

Transtorno de personalidade antissocial (autores);

 

Uso nocivo do álcool (autores e vítimas);

 

Ter múltiplos parceiros;

 

Atitudes de aceitação da violência (autores e vítimas).